15 de Outubro de 1997: Recorde de velocidade sobre terra
1 232,66 Km/h é a velocidade a bater e o novo objectivo que está na ordem do dia para quem procura dilatar o recorde mundial de velocidade sobre a terra.
Em 1990, o Richard Noble descobriu que o americano Craig Breedlove, um renomado perseguidor de recordes, havia adquirido duas turbinas GE J-79 de avião e pretendia tentar bater o recorde de velocidade sobre a terra e assumiu a situação como um desafio pessoal. Começou assim, uma corrida nos dois lados do Atlântico. Noble encontrou no projectista Ron Ayers um parceiro ideal, apesar de este ter alguma relutância face à possibilidade de um veículo automóvel poder bater a velocidade do som, tanto mais que havia a possibilidade da onda de choque projectar o carro no ar, pelo que exigiu, desde a primeira hora, que o projecto só avançasse se houve garantias totais de segurança.
Começou assim a ser projectado um veículo com duas turbinas de avião colocadas à frente e uma fina fuselagem onde o piloto deveria ocupar o centro de gravidade do carro. Foi criado um protótipo à escala 1:25, impulsionado pela turbina de um míssil terra-ar, que permitiu validar o projecto do ThrustSSC.
Chegou-se assim ao dia 8 de Setembro de 1997, quando os dois candidatos se encontraram para o grande confronto.
Os riscos e a sofisticação tecnológica dificultaram a tarefa das duas equipas, mas depois de várias tentativas falhadas durante as quais os americanos foram os que mais sofreram, chegando a ver uma turbina "partida" depois desta ter sugado um objecto estranho, no dia 22 de Setembro de 1997, os britânicos conseguiram atingir os 1100 km/h. Mas não respeitaram o regulamento, que exigia que a tentativa fosse concretizada em dois sentidos e num espaço de tempo inferior a 60 minutos.
Curiosamente, este recorde foi estabelecido 50 anos e um dia depois do piloto americano Chuck Yeager ter realizado o primeiro voo supersónico aos comandos de um avião. Mas a história não acaba aqui: esta equipa está pronta para levar este recorde ainda mais longe.